terça-feira, 6 de outubro de 2009

Lidar com as diferenças e adaptar-se ao novo sem perder a essência positiva


Essa mensagem eu postei originalmente na comunidade do Padre Fábio de Melo no Orkut e fiz algumas adaptações.

Apesar de não seguir a uma religião específica, me considero católica, no sentido "Universal". Por isso, onde encontro palavras de sabedoria, sensibilidade e sensatez, corro meus olhos e minha mente, alimentando-me como um beija-flor do néctar do conhecimento fértil e produtivo do meu semelhante, tenha ele a roupagem, fé, religião, filosofia que tiver.É com essa matéria-prima que vou elaborando o meu próprio mel, a fim de que ele seja útil ao meu próximo também. Tenho amigos da Umbanda, Seicho No Ie, Ateus, etc... e com eles aprendo tanto, tanto. E, apesar de não conhecê-lo pessoalmente, sou fã das mensagens e da forma como o Padre Fábio cultiva o Cristianismo. E na época em que escrevi esse texto, ele expressava a minha opinião sobre um tópico da comunidade em que o Padre se defendia das críticas de um fiel mais inflexível que questionava a sua "modernidade". Mas como esse é um tema universal (lidar com as diferenças) resolvi postá-lo também aqui no Painel Racional. Espero que gostem =)


Esse texto é sobre como cada um lida com algo fundamental para a nossa convivência em grupo. Lidar com as diferenças e adaptar-se ao novo sem perder a essência positiva . A intolerância é mãe de quantas guerras, não? E não estou falando apenas de guerras religiosas. São brigas, discussões, mágoas geradas porque "eu penso assim, minha mãe tem outra opinião... Meu pai não me entende... meu marido é radical demais... e por aí vai ....

Por que será que é tão difícil tolerar uma opinião divergente? Será que é porque temos medo de que "nos roubem de nós mesmos" ? O roubo existe sim, mas ele ocorre com mais frequência onde as brechas de segurança são mais expostas. E aí é que vem o nosso engano. A gente acaba achando que sendo arredio e agressivo consegue ter as rédeas sob controle, demarcar território. E aí a guerra está armada! São milhares de trincheiras invisíveis montadas ao redor de cada um. Aí nós acabamos falando e falando de "amor", "fé", "fraternidade" ... Mas acabam por se tornar apenas palavras vazias, auto-sugestivas, uma longa ladainha que não consegue adentrar nas barreiras de cada um. E qual o antídoto para isso? O autoconhecimento. “Conheceis a verdade e a verdade vos libertará” . E como a gente pode querer conhecer a verdade se não conhecemos nem quem está mais próximo: nós mesmos?

Quando você sabe reconhecer as próprias emoções e os próprios sentimentos, saber realmente o que você quer da sua vida, você consegue raciocinar e alcançar a própria individualidade, o EU verdadeiro. A partir daí, o compartilhar deixa de ser um monstro de sete cabeças e passa a ser um alimento para a alma. Usando uma metáfora, seria como numa banda de música: os instrumentos são diferentes. Cada um tem a sua própria melodia e timbre. Mas quando cada músico executa corretamente a sua partitura, mesmo que as melodias sejam diferentes, a música sai bela, divina, vibrando harmonia. Na vida também podermos ser assim.
O mundo está mudando, aliás, ele sempre mudou.

Jesus foi a novidade do seu tempo, com a sua nova maneira de agir, chocou fariseus, romanos, as pessoas ao seu redor e por isso foi crucificado. Mas a mensagem ficou. A Natureza nos dá prova dia e noite que a renovação é parte da vida. De que me adianta fazer barricadas contra a globalização, reclamar do vazio da TV ? Prefiro usar as ferramentas de comunicação do meu tempo para compartilhar alimentos para a minha alma. Se o palco virou altar? Como anteriormente uma colega disse... Pois eu digo: até que enfim! É o Sagrado que cura o profano, e não o contrário. Ou por acaso alguém aqui confiaria a sua vida a um médico que o trata a distância, sem vê-lo ou tocá-lo, com nojo das suas feridas?

O meu encontro com a Luz Divina (Deus, Alá, Jeová, Krishna, Adonai, tenha o nome que tiver... ) é a razão do meu viver. E a construção dessa trajetória não está apenas na missa do domingo ou num gesto de caridade. Ela está no meu dia a dia, na minha transformação íntima, no aprendizado constante, tão constante como o ar que eu respiro e o sol que me alimenta.

O ecumenismo é o berço para sermos irmãos realmente. Universais. Afinal, a dor que uma mãe muçulmana tem ao perder um filho num confontro da guerra é diferente da dor de uma mãe cristã que perdeu seu filho no 11 de setembro ? O sol que brilha para um indu é menos vivo e iluminado que o sol que brilha para um judeu ?

Reflitam sobre isso, e considerem que o ecumenismo não se restringe apenas ao aspecto religioso, mas às atitudes mais simples e rotineiras do nosso dia a dia, como apenas ouvir o próximo.Muitas vezes a caridade pode ser mais fácil do que a gente imagina.

Boa noite e fiquem com Deus !

Racionalmente,

Juliana

Um comentário:

Nágea Luiza Batista disse...

Juliana, Irmã Querida! Um dia desses passei aqui e vi este texto, achei o título sugestivo, mas estava atarefada, deixei pra vir hoje com tempo. Assim é que gosto de ler o que você escreve. É isso aí, minha Irmã: texto lindo, brilhante! Nosso comportamento no dia a dia é que deva de ser nossa oração. Oração é súplica religiosa. Súplica é pedido. Religião é religação. Então, oração é um pedido de religação com DEUS, a origem. E assim deva de ser nosso comportamento diário, um pedido constante de religação com o MUNDO SUPERIOR. E para que assim seja, carece de ser pautado pela simplicidade,paciência, calma, tolerância, benfazer, obedecendo com persistência ao que essas virtudes pedem para que se concretizem. Nossa vida deva de ser uma religião. Fora dela, jamais encontraremos religião alguma, apenas ilusão e auto-sugestão, precisas e necessárias para quem ainda não se deu conta de que deva de ser uma constante e ininterrupta oração.
Beijos!


Quem sou eu

Minha foto
Curiosa, desde pequena sempre quis saber quem sou de verdade. O fim do arco-íris no fundo de meus olhos... E encontrei! Estou em pleno processo de emancipação, aprendendo a voar ainda que em um corpo perene. Estudante da Cultura Racional e dos livros Universo em Desencanto desde 1995. DESENVOLVENDO O RACIOCÍNIO. Em ponto de ebulição e sublimação!! Sorrir gratuitamente é puro prazer... Salve :D
Powered By Blogger