domingo, 4 de outubro de 2009

04 Outubro - Dia da Cultura Racional



Olá queridos leitores, boa noite !

Dando notícias apenas agora, mas não poderia deixar de homenagear o 04 de Outubro: Dia da Cultura Racional e de São Francisco de Assis. Coincidência ? Nem tanto. A Cultura Racional nasceu na Tenda Espírita Francisco de Assis no dia 04 de Outubro de 1935.

Exemplo de humildade, devoção e despreendimento, as mensagens de São Francisco ecoaram ao mundo e muito além, trazendo a sabedoria divina até os nossos dias. Engraçado... lembro-me que ainda criança (seis, sete anos de idade...) ficava fascinada quando assistia ao filme Irmão Sol, Irmã Lua, do diretor Franco Zefirelli. Recordo-me que fiquei acordada até de madrugada para terminar de assistir ao filme que tinha passado no Corujão da Globo. Nem sabia que era a história de um santo ( acho que nem sabia o que era um "santo" rsrs...) mas a história me tocou profundamente, ao ponto de terminar o filme e eu estar chorando.

Não se se todos já leram o post do Tim Maia Racional onde conto a minha história com a Cultura Racional, mas relato que nasci numa família católica, participei da Igreja até a minha primeira comunhão, mas a minha ansiedade por respostas, paz interior e adequação real, prática aos ensinamentos de Cristo me fez trilhar outros caminhos até chegar à Cultura Racional. Não me arrependo. Mas qual não foi a minha surpresa ao descobrir que São Francisco de Assis é tido como uma referência dentro da história do livro Universo em Desencanto, sendo considerado até mesmo como um "patrono" do movimento ?

Quando eu estava terminando a minha primeira leitura da coleção completa dos livros Universo em Desencanto, surpreendi-me com um volume que afirmava:

"Quem és tu, que a ilusão é tanta, incapaz de definir o seu eu? " - Essas foram as primeiras palavras do Racional Superior na Terra.

Nesse livro, ele afirma que o Racional Superior assim se identificou para não chocar as pessoas da época e que o livro (disposto em 3 volumes) foi escrito em português, latim e hebraico, mas que por ser de difícil acesso, foram reescritos numa linguagem simples e única, característica dos livros Universo em Desencanto.

Tendo sido considerado por alguns até mesmo como semi-analfabeto por seu livro Universo em Desencanto possuir erros de concordância e verborragia, Manoel Jacintho Coelho redigiu os três volumes das Obras Primas de Francisco de Assis num português formal impecável, latim e hebraico. Cheio de poesia e sabedoria é uma obra fascinante e rara (extremamente rara até mesmo entre os estudantes da Cultura Racional). Eu tenho a xérox do 1º volume e, para homenagear esse grande dia, compartilho alguns trechos aqui com vocês, prezados leitores do Painel Racional.

Fiquem com Deus, que a Mãe Natureza nos ilumine racionalmente.

Abçs

" Quem és tu, que a ilusão é tanta, incapaz de definir o teu eu ? Sabeis vós, que sois uns corpos imprudentes no abysmo de dia para dia ambicionando tudo quanto é de material, por grande obscuridade do espirito.

Quem conhece o seu eu basta o nome para repugnar-se. Então, para que lutas toda a vida? debalde serão todos os sacrificios nestas condições. Emquanto arder a chaga das trevas, o raciocinio encontra difficuldade para libertar-se durante este livre arbitrio que dá expansão a todas as vontades pela facilidade e liberdade que Deus vos dá, perdura a confusão; extraviae-vos do direito e adquir todos os defeitos trucidantes, capz por vossas mãos proprias, succumbirem antes do dia.

Já é tempo de relembrar-vôs que os vossos dias são contados. E não mudas de pensar ? Ora, és um criminoso sem perdão; abre os olhos filho, enquanto é tempo, senão as amarguras das amarguras será a tua companheira por longos tempos perdidos, que poderias aproveitar."

Livro Universo em Desencanto - Obras Primas de Francisco de Assis - 1º volume - pág. 5

------------------------------

" O conhecimento do espirito, é o conhecimento de si proprio; o espirito é tudo, que pela vossa rudez não é nada. Encontras duvidas em tudo, não sabendo dar definição de nada. O nada é tudo, e tudo nada vale; fraqueza de mortiferas crenças, que o nada tudo vale. Mundo grande comprido, que todos tem seus dias bellos, se enchem pela expansão da natureza, querem ser melhor do que ella, quando vós, tudo deveis e quando d´ella é que vós viveis.
Porque não amaes a natureza? Porque o alcance é pouco, para definir o que ella é. Se vós a amasse, amarieis a vós mesmo."


Livro Universo em Desencanto - Obras Primas de Francisco de Assis - 1º volume - págs. 10/11

------------------------------


" O navegante de Deus, precisa conhecimentos ter, para conhecer o seu eu, e grandezas obter; "

Livro Universo em Desencanto - Obras Primas de Francisco de Assis - 1º volume - pág. 23

------------------------------

" A confusão do seu eu, impera a destruição de si proprio."

Livro Universo em Desencanto - Obras Primas de Francisco de Assis - 1º volume - pág. 32

------------------------------


(Eu adoro essa aqui. Reflitam na profundidade dessas palavras!) :

" Não há religião! Não preciso chegar a termos desta ordem, porque isto só vos chega. Religião, desturbam de si; professam em vão, não ha religiao. Então, filho, sois Pae - o vosso filho - por ser bom filho, prestar obediencia, - o que elle está fazendo é um dever por reconhecer que tem um Pae. Elle é religioso por proceder assim? Não. Não faz mais do que a sua obrigação, respeitar a seu pae, que vos dá tudo com grande attenção. Então, como dizes que isto seja religião? Então, como dizes dizes que isto é seita? Então, o dizes que isto é doutrina? (...) Portanto, filhos, vós não podeis erguer, alcançar a luz nestas condições.

Não ha religião! O filho por ser obediente ao Pae, não é religioso, está cumprindo um dever de filho para Pae. Attendel-o para ser beneficiado em tudo que merecer."

Livro Universo em Desencanto - Obras Primas de Francisco de Assis - 1º volume - pág. 36

------------------------------

P.S: Eu transcrevi o texto como está no original. Por isso há algumas palavras com ortografia diferente, pois é a ortografia de 1935.

Nenhum comentário:


Quem sou eu

Minha foto
Curiosa, desde pequena sempre quis saber quem sou de verdade. O fim do arco-íris no fundo de meus olhos... E encontrei! Estou em pleno processo de emancipação, aprendendo a voar ainda que em um corpo perene. Estudante da Cultura Racional e dos livros Universo em Desencanto desde 1995. DESENVOLVENDO O RACIOCÍNIO. Em ponto de ebulição e sublimação!! Sorrir gratuitamente é puro prazer... Salve :D
Powered By Blogger