segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

AMBIÇÃO, INVEJA, VAIDADE


"O dia de ontem é apenas um sonho. O amanhã, uma simples visão. Mas, o dia de hoje, bem vivido, faz de cada dia passado um sonho de felicidade e de cada dia futuro uma visão de esperança.
Sejamos pois, cuidadosos com o dia presente."

Do Sânscrito



"Então, o que adianta sonhar pelo nada ? Nada. O que adianta sofrer, lutar sofrendo pelo nada? Nada. Então, esta vida do nada, tanto é do nada que de um momento para outro se acaba, esta vida provisória que não é propriedade de ninguém perdem-na sem querer perder, morrem querer morrer, porque é uma vida provisória. Esse provisório devia e deve ser encarado de outra maneira, ser encarado pelo lado do bem.

Então pelo do bem é o seguinte: não se deve dar valor àquilo que valor nenhum tem. Qual é o valor do nada ? Nada. Então não adianta ganância, não adianta inveja, não adianta ambição, não adianta traição, não adianta viver de ilusão, viver sonhando. O que adianta é olhar pelo lado puro e positivo, pelo lado verdadeiro de encarar as coisas, como deva ser encarado, encarar o nada como ele deva ser encarado. O nada, nada é. E quem dá valor ao nada está perdendo tempo, e quem perde tempo sofre muito e faz os demais sofrerem."


UNIVERSO EM DESENCANTO -19° da Obra ? págs. 162-163




4 comentários:

dê .. disse...

concluindo.. a inveja nada mais é do que um grande nada.
já a vaidade tem seu limite para ser saudável.

Anônimo disse...

Já nos primeiros Livros de Cultura Racional, tudo encontramos para sabermos plantar hoje para colheita certa amanhã, desprendendo-se da matéria, esse conjunto de ruínas reunidas (inveja, ambição, ganância, soberbia etc), que por si mesmo se destrói, por ser um tudo aparente, que nada vale.
Bela mensagem!

Luna disse...

Somos humanos de mais,
Temos os nossos egos pesados de mais
Estamos na idade de Kaliuga, idade de ferro,
Tempo muito difícil de controlar emoções
Mas é verdade só o dia de hoje importa,
O de ontem já passou nada pode ser alterado, não vale a pena sofrer ficar agarrado ao passado, o futuro ninguém sabe se o dia de amanhã vai chegar, então é o dia de hoje que deve de ser vivido intensamente como se fosse o ultimo

Beijinhos
luna

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom


Quem sou eu

Minha foto
Curiosa, desde pequena sempre quis saber quem sou de verdade. O fim do arco-íris no fundo de meus olhos... E encontrei! Estou em pleno processo de emancipação, aprendendo a voar ainda que em um corpo perene. Estudante da Cultura Racional e dos livros Universo em Desencanto desde 1995. DESENVOLVENDO O RACIOCÍNIO. Em ponto de ebulição e sublimação!! Sorrir gratuitamente é puro prazer... Salve :D
Powered By Blogger