terça-feira, 4 de agosto de 2009

TIM MAIA RACIONAL



Salve galera do bem, bom dia e boa sorte !

Muita gente ficou sabendo da existência da Cultura Racional através do excelente músico Tim Maia, de como ele conheceu o livro, ficou fanático , mudou as letras das composições, fazendo um imenso jingle do livro Universo em Desencanto e por aí vai ....

Eu conheci a Cultura por outros caminhos, através da indicação de amigos para a minha família, de como o livro poderia nos ajudar num momento de dificuldade em que estávamos passando. Não fazia a mínima idéia de que algum músico famoso já tinha gravado algo sobre o tema. Aliás, na primeira vez em que ouvi Tim Maia Racional não gostei não. A repetição do leia o livro me irritava heheh, preferia os sambas da Brud e as músicas Racionais do Jackson do Pandeiro que sempre tocava no alto falante do Retiro Racional.

Mas depois de algum tempo lendo o livro e encontrando as respostas que sempre procurei, me apaixonei sobre o assunto e comecei a pesquisar sobre tudo que se referia ao Universo em Desencanto no meu presente ganho com muito carinho no ano de 2003: um computador 586 e internet discada rsrs...... Me choquei ! O que tinha de site e blog falando mal da Cultura, da "seita" que "desvairou" o Tim Maia e do "guru malvado e ganancioso" que só queria saber dos cifrões do pobre Tim dava uma boa lista no Google .... Ai ai... não queria acreditar no que lia, COMO ALGO QUE ESTAVA FAZENDO TÃO BEM PARA MIM poderia ser tão ruim ? Também me senti confusa e me questionei se valia a pena mesmo ler e se o que aconteceu com o Tim Maia não poderia ser verdade... Mas depois de colocar as coisas numa balança refleti: o que afetará na minha vida se com o Tim Maia não deu certo ? Afinal, para mim estava dando certo. Ao contrário do que dizem que aconteceu com o Tim, comigo o livro estava sendo um grande professor para aprender a lidar com as diferenças, respeitar a opinião alheia e me orientou a como conviver melhor com as pessoas ao meu redor. Falei: "Quer saber ? Quem vai pela cabeça dos outros é piolho. Tô fora ! "

Além disso, conheci várias pessoas que conviveram com o senhor Manoel Jacintho, conheceram o Tim Maia na época em que ele ia a Belford Roxo e continuam lendo até hoje, tem um carinho enorme pelo autor dos livros e muita gratidão. E não foi uma ou duas pessoas, muita gente mesmo. Se desde a década de 70 essa turma e seus filhos continuam, o negócio não é tão ruim assim ... Mas o que para mim importa mesmo é a paz interior e nisso, o Universo em Desencanto é um psicólogo nota 1.000.

Para quem quiser refletir mais sobre o assunto, nesse mesmo ano de 2003 achei um site que falava sobre o Tim Maia Racional, mas com imparcialidade e respeito, o IlhaBrasil.net. Aproveitei a oportunidade e resolvi desabafar. O legal é que o autor do texto gostou e resolveu publicar um artigo com a minha opinião. Pena que o site saiu do ar, mas vou colocar para os meus queridos leitores do Painel Racional o artigo na íntegra. Segue abaixo:


Abraços

-----------------

Rafael Olivares: É coisa limpa, é coisa pura

Um relato sobre a cultura racional por quem conhece de dentro.


Em agosto de 2003, o IlhaBrasil.net publicou um texto sobre os discos da fase racional de Tim Maia. Contávamos um pouco sobre o contato do cantor com a cultura racional, e as conclusões que conseguíamos tirar sobre a cultura ao ouvir os discos. Chamávamos a atenção sobre a dificuldade de se aprofundar no tema, uma vez que o livro Universo em Desencanto, principal pilar da cultura racional é raro, assim como não é fácil encontrar pessoas que o tenham lido.

Para nossa surpresa, recebemos um comentário no texto da estudante Juliana Barros, que nos explicava um pouco mais sobre a cultura racional:

"Eu sou estudante da Cultura Racional. Constantemente pesquiso na net a respeito do Tim Maia Racional, e em uma dessas pesquisas achei esse site. Sempre me divirto com as opiniões, curiosidades, a perplexidade e as críticas à respeito desse estudo.

A Cultura Racional é um ESTUDO composto por 1006 volumes, dispostos da seguinte maneira: 21 volumes da Obra (é na Obra que o Racional Superior faz a descrição da criação do universo e da vida); 21 da Réplica (para tirar as dúvidas, que serão muitas, em relação à Obra); 21 da Tréplica (faz a lógica, a relação, da teoria descrita na Obra com a realidade); e o restante dos volumes são dispostos em fascículos, o Histórico, cujo objetivo é aperfeiçoar a compreensão do "Macrouniverso Racional" e da nossa vida terrena e, principalmente,o desenvolvimento do raciocínio. O ápice da perfeição, latente em cada ser humano. Para que tudo isso ? Para encher as burras de dinheiro de mais alguns espertalhões? Ou para lobotomizar alguns gêneros medíocres da espécie humana em mais uma seita? Bom, isso foi o que pensei quando li os primeiros Livros, e que sempre vejo na opinão de pessoas que escrevem a respeito do Tim Maia Racional. Porém, ao me reencontrar com os Livros, 2 anos após o primeiro contato, mudei de opinião. Realmente, a Obra é diferente. Possui uma verborragia, é repetitiva, e com expressões "infantis" para descrever a criação do Universo, como "goma" e "resina"(infantis para a nossa pseudosabedoria científica, mas profundas se compreendidas em toda a teoria). Geralmente na primeira leitura as pessoas se chocam, mas a verborragia é necessária, pois o objetivo é desenvolver o raciocínio, a capacidade de concentração, observação e organização do processo mental, porque da maneira como o nosso pensamento funciona, variante e mutante por segundos, a repetição e a verborragia são um contraponto a essa "disfunção" de idéias.

Não quero ocupar o tempo de ninguém querendo explicar o que é Cultura Racional (quem se interessar que ESTUDE a Obra, com curiosidade,questionando,duvidando, mas sem "pré-conceitos". O preconceito é inimigo da ciência, do conhecimento). Como estudante de Cultura Racional, não quero doutrinar, nem converter ninguém. Se assim fosse, não seria cultura, e sim religião. O QUE NÃO É. Os estudantes dos Livros Universo em Desencanto não têm templos ou igrejas. Nenhum orientador espiritual (a única orientação vem do conhecimento e da história de vida de cada um), e nos 8 anos em que estudo esse compêndio nunca dei dinheiro para chefe algum. Os Livros são emprestados entre os estudantes, que organizam bibliotecas Racionais pelo Brasil inteiro. E nós mesmos que ajudamos na confecção dos Livros. Também nunca li nenhuma receita de ritual, ou algo do tipo. Pelo contrário. Por isso, a Cultura Racional também não pode ser classificada como seita. É um ESTUDO. Um CONHECIMENTO, cujo objetivo é melhorar cada um de nós, para sermos cidadãos civilizados (algo que só está no nome atualmente ...), RACIONAIS.

O Tim Maia parece um fanático nas músicas, pirou o "cabeção" com a Cultura? Hahaha... . Acho que ele era bem 8 ou 80. Algo da personalidade dele. Por isso, eu acho, as músicas são tão intensas.

Repetitivo, fanático, obcecado pelo tema, foi uma overdose de Cultura Racional? O que não era overdose na vida de Tim Maia? Porém ,que bom se todos os financiadores do tráfico de drogas trocassem a overdose que financia a violência pela overdose de Cultura Racional, assim como o Tim fez nesses dois emblemáticos anos. As músicas são uma prova de que essa é uma troca muito melhor, e BEM melhor...

Se ele não leu mais, não me importa. Se para ele não serviu, para mim serve. A única coisa que eu sei é que eu VIVO "NUMA RELEX, NUMA TRANQUILA, NUMA BOA, LENDO OS LIVROS DA CULTURA RACIONAL". ENCONTREI A PAZ INTERIOR"

Animados com o conteúdo que a Juliana nos trouxe, entramos em contato com ela e pedimos para ela relatar melhor a experiência dela própria com a cultura racional. Queríamos saber se o ler e reler do livro a levaram à imunização racional. Além de dar o depoimento a seguir, ela forneceu algumas curiosidades a respeito da cultura racional, que você lê lá embaixo.

"Bom, como a Cultura Racional mudou a minha vida, é essa a pergunta, né? Pois bem. Eu sempre fui uma angustiada com os mistérios da vida. A minha impotência diante dos mecanismos e da finalidade de toda essa energia que desprendemos para existir sempre me limitou, deixando uma enorme sensação de vazio. Nos momentos em que fazia algo que gostava, ao estar com os amigos e a família, esse sentimento desaparecia, mas como as dificuldades são inerentes ao nosso viver "animal", infelizmente, esse vazio sempre vinha à tona.

Essa ignorância total diante do universo que me domina (a mente) sempre me impulsionou a buscar novos conhecimentos, seja na ciência ou na religião. Ao tomar contato com a Cultura Racional, em 1995, primeiramente tive curiosidade (ela era enfática em temas que sempre pesquisei: origem da vida, pensamento, imaginação, etc.), mas depois houve um estranhamento (a linguagem não usual e a premissa de que um "Ser Superior" escrevia tudo aquilo como algo definitivo, a "Verdade Das Verdades", me assustou, e muito). Parei de ler, achando que era mais uma baboseira entre tantas existentes.

Em dezembro de 1996 fui com meus pais (que desde 1995 já estudavam a Cultura) ao Retiro Racional em Vila de Cava, Nova Iguaçu/RJ. O Retiro Racional é onde fica a gráfica dos Livros. Eu adorei aquele lugar, ao pé de uma serra, com muito verde e uma maravilhosa sensação de paz, que nunca tinha sentido com tal intensidade até aquele dia. Ali conheci pessoas dos mais diversos tipos e de várias regiões do nosso país, sendo a alegria um adjetivo a qualificar esse lugar, sem nenhum medo de errar.

Diante disso, me aventurei a ler mais uma vez. No começo, novamente, não entendia nada, tinha um grande sono e até irritação com a repetição de palavras como "goma", "planície", "resina", "elétrico", "magnético" e "racional". O Universo em Desencanto estava mais para lista telefônica do que cultura racional. Porém, quando estava na metade da Obra (a 1º série de 21 volumes) percebi que o sono havia diminuído e que em diversas situações do meu dia-a-dia, nas quais eu certamente reagiria de maneira irritada e agressiva, as minhas atitudes foram completamentes tranqüilas, calmas. Eu me estranhei, mas óbvio, gostei. A partir da Réplica e da Tréplica a teoria da Obra começou a fazer sentido, e me surpreendi de como aquela "história primária" era profunda e tinha afinidade com a nossa realidade. Naturalmente, à medida em que absorvo o Conhecimento Racional, me torno mais segura, confiante e tranqüila (vocês não fazem idéia de como eu era ...).

Se vocês me perguntarem se eu já vi o MUNDO RACIONAL ou se alcancei a Imunização, não posso responder que sim. Mas com toda segurança lhes afirmo: se o que mudei até hoje com a Cultura Racional for apenas 1% da Imunização Racional, para os 100% de desenvolvimento, então, não tenho nem adjetivos para classificar tal plenitude.

O Universo em Desencanto é a favor de tudo e de todos. É uma ode à liberdade e apesar de aparentar ser restritivo, ele é um amplo leque do conhecimento, buscando a harmonia entre as mais diversas criações da mente humana e da Natureza.

Hoje eu tenho um objetivo, um rumo definido na vida: alcançar a Imunização Racional. Dentre os mais diversos objetivos e desejos que já tive, por mais incrível ou absurdo que pareça, a Imunização Racional é o mais real, pois apenas o meu caminhar para alcançá-la faz a minha realidade mais feliz. É prazer de viver, que nem diz o Tim Maia em "PAZ INTERIOR".

Quero enfatizar que não desejo converter nem doutrinar ninguém. O desencanto do universo, a liberdade do interior de cada um, só cada indivíduo pode abrir para si mesmo, e a opção de ter a Cultura Racional como chave para o "universo em desencanto" é uma escolha de cada um.

Espero ter colaborado ao menos um pouquinho com o entendimento de vocês e, profundamente, agradeço pela oportunidade de exprimir sobre o que me dá imenso prazer e felicidade.

Obrigada,

Juliana Barros"

Para entrar em contato com a Juliana, escreva para barrosjuliana21@hotmail.com

Curiosidades a respeito da cultura racional:

A Cultura Racional do Terceiro Milênio é um patrimônio brasileiro. Carioca, ela nasceu em 1935, no Méier.

A Cultura Racional e a música sempre caminharam juntas. O Sr. Manoel Jacintho Coelho, o grão-mestre varonil ("o maior homem do mundo"), era filho de músicos, o pai maestro e a mãe professora de piano. Foi tido como um dos melhores tocadores de violão de sete cordas do seu tempo, sendo muito admirado e querido por amigos como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Nélson Cavaquinho e Cartola, entre outros grandes nomes do samba brasileiro.

O Sr. Manoel Jacintho Coelho recebeu vários títulos e homenagens pelos benefícios prestados à humanidade. Alguns deles:
- Medalha de Honra da Inconfidência, recebida em 21 de abril de 1986 em São João Del Rey (MG), na presença do Presidente José Sarney.
- Comenda Hipólito José da Costa, Patriarca da Imprensa Brasileira, conferida pela Associação Interamericana de Imprensa.
- Praça "Bosque da Paz", em sua homenagem, em Belo Horizonte, na entrada do Bairro Lagoinha, com inauguração da Praça com seu busto, homenagem prestada pelo Prefeito de Belo Horizonte, juntamente com o Governador do Estado de Minas Gerais, em 20 de setembro de 1987.

A música "No Caminho do Bem", trilha do filme Cidade de Deus, é homônima do capítulo de um dos volumes dos livros UNIVERSO EM DESENCANTO, sendo que um trecho dela foi retirado desse capítulo: "a vida modesta e fecunda, amor de um doce paraíso, reino prepotencial Racional, brilha sempre o bem e não o mal"

Tim Maia não foi o único músico famoso a gravar sobre o tema. O cantor Nelson Gonsalves interpretou "...E Outros que se Danem Football Club" que foi tema de novela da Globo na década de 70. Altamiro Carrilho compôs "A Grande Mensagem do Mundo Racional" e Jackson do Pandeiro interpretou "Mundo de Paz e Amor", "Acorda Meu Povo", "Alegria Minha Gente" e " A Luz do Saber".

O ator Procópio Ferreira era estudante da Cultura Racional.

Os Livros da Obra UNIVERSO EM DESENCANTO já foram traduzidos para catorze idiomas.


LEIA O PRIMEIRO TEXTO DO ILHABRASIL.NET SOBRE A CULTURA RACIONAL


Rafael Olivares: Queira ou não queira, todos vão ler

Os discos obscuros de Tim Maia estão por aí. Agora é uma questão de tempo para a imunização racional chegar até você.


A primeira vez que eu tive contato com a cultura racional foi na faculdade. Eu estava chegando no prédio quando um amigo meu me chamou no carro - "ouve esse som, você vai pirar". Movido pela curiosidade, já que não se tratava de alguém com o mesmo gosto musical que eu, entrei. Era um som muito bom, vários instrumentos, e tudo mais. Dali a pouco, surgia a letra: "We are gonna rule the world, don't you know, don't you know". Qual não foi a minha surpresa ao descobrir que quem tocava aquilo era o síndico Tim Maia. Mais pra frente na música (que dura 12 minutos), o cantor faz uma locução sobre mundo racional e o livro Universo em Desencanto ("Read the book, the only book, the book of God, Universe in Disenchantment"). Eu realmente pirei no som, e ouvi o resto do disco. Em praticamente todas as faixas, Tim Maia citava o livro e a cultura racional.

A história que me foi contada, e que eu repasso a vocês, é que em algum lugar dos anos 70, Tim Maia leu o livro Universo em Desencanto, e ficou obcecado pela cultura racional, e gravou dois discos sobre o tema. Depois que se desligou do assunto, achou os álbuns uma grande besteira e mandou recolher tudo. A partir daí, esses discos se tornaram uma espécie de lenda, tanto por sua tanto por sua qualidade músical, com instrumentais excelentes e simples ao mesmo tempo, quanto pela sua raridade. Todas as cópias de cd que eu já vi são piratas. Qualquer feira de bugigangas, como a da Praça Benedito Calixto, em Pinheiros, São Paulo, não vende o vinil por menos de R$150.

Por falar na praça, é nesse tipo de lugar (assim como no centro de São Paulo ou em algumas estações de metrô) que podemos encontrar pessoas distribuindo folhetos da cultura racional. Assim como os discos, os folhetos chamam a atenção para o livro Universo em Desencanto. Tim Maia tinha tanta crença no tal livro que em uma faixa dizia que a cultura racional "é um conhecimento superior a todos os outros conhecimentos; é ditado pelo racional superior, o verdadeiro Deus". Seria essa então uma espécie de seita baseada no livro? Na música "Quer Queira Quer Não Queira", a letra diz que "Não é história, não é doutrina, não é ciência, seita ou religião; é coisa limpa, é coisa pura, para o caminho da eterna salvação". Aparentemente, "a eterna salvação" é o ler e reler do livro Universo em Desencanto, através do qual, segundo o folheto e as letras do disco, você entra em contato com o mundo racional.

Explicando melhor: a idéia é de que o homem vem de um mundo racional, mas vive num mundo animal, num mundo material. A leitura do livro proporciona a energia racional, que irá ligar o leitor ao mundo racional e imunizá-lo racionalmente, deixando-o imune à energia animal. Todos estão perdidos e só se encontrarão através da energia racional. "Já senti saudade, já fiz muita coisa errada, já dormi na rua, já pedi ajuda, mas lendo atingi o bom senso e a imunização racional", canta o síndico em "Bom Senso". A pergunta que fica é óbvia: mas, afinal, do que fala o livro? O que eu sei é que o livro é muito raro, e é formado por dois volumes. Quanto ao conteúdo, só ouvi especulações. Durante aquela sessão do disco no carro do meu amigo Johnny citada acima, eu perguntei se ele já tinha lido o livro. "Não. Tenho medo...". Acho que o medo era de ficar igual o Tim Maia, só falando disso, e cego para os outros assuntos. Especula-se que o livro diga coisas como "o homem vem da resina e da goma e está descendo da planície racional para o mundo animal". Nunca encontrei ninguém que tenha lido. Hoje em dia, há uma certa moda da cultura racional. A apresentadora Babi resloveu dar uma de cantora regravando "Que Beleza", a cantora Sandra de Sá faz diversos shows com as músicas dos álbuns, e "No Caminho do Bem" entrou na trilha sonora de Cidade de Deus. Mas ainda estamos muito longe de saber o que é a imunização racional.

Nenhum comentário:


Quem sou eu

Minha foto
Curiosa, desde pequena sempre quis saber quem sou de verdade. O fim do arco-íris no fundo de meus olhos... E encontrei! Estou em pleno processo de emancipação, aprendendo a voar ainda que em um corpo perene. Estudante da Cultura Racional e dos livros Universo em Desencanto desde 1995. DESENVOLVENDO O RACIOCÍNIO. Em ponto de ebulição e sublimação!! Sorrir gratuitamente é puro prazer... Salve :D
Powered By Blogger