quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A fórmula do êxito - desenvolvendo o raciocínio





Para ter sucesso num negócio, você precisa se especializar em um dado produto ou serviço, para um determinado cliente, e depois fazer tudo com perfeição.
Uma das razões básicas para o fracasso de qualquer negócio é a falta de foco.”

Brian Tracy
 -----------------------


Boa noite leitores!


O texto de hoje tem um foco: a importância da leitura diária, administrando da melhor forma o tempo disponível para alcançar metas


Todos nós, estudantes da Cultura Racional temos um objetivo bem determinado: alcançar a Imunização Racional. Atingir esse estado sublime tão almejado pela humanidade há milênios, que é a capacidade de estar plenamente em Deus ainda na vida material, vivenciar a paz e a sabedoria diariamente, mesmo estando em um mundo turbulento e desequilibrado. 


            É um desafio audacioso e como tal, necessita de muito investimento, trabalho e dedicação para sua realização. Como diz a célebre frase “Sucesso = 10% de talento + 90% de suor.” E qual é o nosso maior trabalho, colegas aspirantes à Aparelhos Racionais? Claro, a LEITURA DOS LIVROS UNIVERSO EM DESENCANTO. Não que teremos que fechar a nossa mente para outros autores ou nos isolarmos em um mundo branco e asséptico, iludidos que horas de leitura sejam proporcionais à maturidade Racional. Não, de forma alguma. Vivemos em mundo imperfeito, SOMOS SERES IMPERFEITOS, e a irregularidade faz parte da nossa natureza. Mas precisamos nos especializar. 


            Frases de efeito, reflexões e argumentos que estimulem a nos aperfeiçoarmos, a tornamo-nos seres mais equilibrados existem aos milhares, no entanto, conseguir colocar em prática tantas aspirações é “que são elas”. E aí é que está o diferencial da Imunização Racional. Quem estuda, quem lê todos os dias e, de preferência, numa quantidade mínima de 3 (três) horas diárias sabe que a vitória sobre as próprias deficiências psicológicas e emocionais acontecem. Sólidas, reais e de forma extremamente natural. Como conseqüência, conseguimos um maior controle sobre nossas atitudes, erramos menos e, portanto, sofremos menos! Tão óbvio, mas tão difícil de se concretizar quando não nos conhecemos e o pior, quando não temos a disciplina necessária para fazer valer o que já conhecemos e já temos em mãos: o Livro!


            Recordo-me que quando comecei a ler a coleção Universo em Desencanto tinha uns 14 anos, mas no princípio tinha muitas dúvidas, conflitos e abandonei os estudos. Fiquei cerca de um ano batendo cabeça com os meus questionamentos. Quando a ficha caiu e vi que era naquele livro “estranho” e “chato” que estava a fórmula para eu conseguir concretizar a minha paz interior, passei a ler todos os dias. Nem que fosse 2, 5 páginas, na hora que estivesse indo para a escola ou na fila do banco. Mas uma coisa me incomodava, a insistente repetição: leia e releia; quanto mais horas melhor; o melhor passeio, a melhor distração é o livro na mão. Pensava com meus botões: “Puts! Tenho que tomar cuidado com isso, parece lavagem cerebral.” E aí eu fazia justamente o contrário do que ele pedia, a minha resistência aliada à minha preguiça me colocaram em recuperação escolar constante. Fiquei cerca de um ano em dependência no meu curso de Cultura Racional. E sabem por que? Falta de horas estudadas. O mínimo para se passar em qualquer curso no “artifício”: freqüência. Fico impressionada como nós, estudantes da Cultura Racional, enchemos a boca para alardear: “Cultura Racional não é seita, doutrina ,religião, é um conhecimento natural da Natureza, um estudo do nosso ser.” Mas não fazemos o que falamos, ou seja, NÃO ENCARAMOS A CULTURA RACIONAL COMO UM ESTUDO, COMO UM CURSO, que necessita de um nº mínimo de freqüência e de horas em sala de aula para a sua conclusão! Aí acabamos por não sabermos nos expressar, não conseguimos equilíbrio para lidar com as dificuldades e geralmente nos irritamos quando somos questionados ou debatidos sobre o conhecimento. Moral da história: acabamos por nos comportamos pior que qualquer fanático religioso, jogando a tão falada “diplomacia Racional” no lixo. E ainda enchemos a boca para falar: “não é religião...”


            Qualquer curso nível médio, técnico ou universitário, necessita do número de horas em sala e também de atividades complementares obrigatórias (ACO) ou de horas de estágio. Com a Cultura Racional não é diferente. Além de ler e ler, estudar, pesquisar, precisamos divulgar, colaborar, colocar em prática o que aprendemos. Nunca perdi as oportunidades que a Natureza me deu. Sempre que possível, divulguei e divulgo, de porta em porta, em praças, com a banda, na internet, no bate papo descontraído ou em qualquer fila que eu tenha que encarar. No começo era uma divulgação mecânica, repetitiva, que intimidava as pessoas (tipo: ih.. lá vem aquela "fanática"... ops.. Juliana, a estraaanha, toda de branco com aquele “livro” na mão. MEDO!) Depois, com o tempo e a persistência na leitura (Graças!) a gente adquire mais maturidade e compreende que muitas vezes uma divulgação mais gentil, sutil e conciliadora é muito mais apropriada. Como o Racional Superior diz em um livro do Histórico: Divulgação são poucas palavras, mas eficientes. Também sempre procurei colaborar nos eventos Racionais em que já participei. Tudo isso ajudou muito no meu amadurecimento. Mas somente a leitura me deu e me dá a sustentação necessária para encarar os desafios que a vida me impõe e levar com muito bom humor todas as lapidações que são necessárias ao meu crescimento.


            A Cultura Racional já existe há quase 80 anos. O Racional Superior nos deu a ferramenta para sermos especializados, termos excelência no nosso maior empreendimento: o desenvolvimento do raciocínio. É preciso termos o foco nesse essencial. Não importa se o estudante A ou B está certo ou está errado. Se a conduta de fulano ou cicrano nos agrada ou não. Se o que o livro nos fala parece muitas vezes tão difícil de alcançar. O importante é saber aonde queremos chegar: A imunização Racional. E com isso pautarmos nossa trajetória com muito trabalho e paciência e, principalmente, não nos dispersarmos com questões menores. Quem contempla a confusões, mais confuso fica! Se ficarmos cacarejando qual galinhas sobre os erros materiais inerentes a todos nós, nunca veremos a grande águia que há em cada um de nós. Esse é o segredo do sucesso para qualquer bom profissional, se não conseguimos fazer o mínimo dentro da mecânica material, como queremos alcançar a nossa meta final que é o Mundo Racional? 



“ Tudo depende de você mesmo, desenvolvendo o seu raciocínio, acabam as choradeiras, os embaraços, as aperturas, as dificuldades e os problemas da sua vida. Com o raciocínio desenvolvido não há obstáculos que não sejam desenvolvidos.


E por isso tudo depende de você mesmo em fazer por onde para o desenvolvimento do seu raciocínio. Sendo poucas horas, o raciocínio se desenvolve pouco e lendo muitas horas, o raciocínio se desenvolve muito.  

 Para solução de sua saúde, depende do desenvolvimento do raciocínio, que a Energia Racional pura, limpa e perfeita resolve os problemas de saúde. Para ver que sofre na Fase racional quem quer.”

 Livro Universo em Desencanto, vol. 203º Histórico, Pág. 117


----------------------------------------------------------------------------------


“ Mas, por não saberem ainda argumentar, é o que está fazendo todos custarem a aceitar, porque pensam que é uma cultura vulgar. (...)


A argumentação de todos até hoje tem sido muito fraca, e por ser fraca, não cria o interesse em todos, de saber que é uma coisa do interesse de todos, para tirar todos dessa situação de que estão, sofredores e mortais, sem saberem porquê. 


É preciso muitas horas de estudos para assimilar tudo o que estudou, para saber invadir o íntimo de todos e, pelas expressões ditas, fazer sentir no íntimo de todos, que todos tem necessidade e obrigação de conhecer o que é a CULTURA RACIONAL para o seu verdadeiro bem eterno.


Falar todos falam, mas é preciso saber falar, porque sabendo falar, demonstra a grande necessidade de todos que estão ouvindo conhecer a CULTURA RACIONAL, para se valer e para amenizar todo o mal da humanidade.”

Livro Universo em Desencanto, vol. 249º Histórico, Págs. 105/107

--------------------------------------------------------------------------------------------------



Os dias prósperos não vêm por acaso; nascem de muita fadiga e persistência.

Henri Ford






Quem sou eu

Minha foto
Curiosa, desde pequena sempre quis saber quem sou de verdade. O fim do arco-íris no fundo de meus olhos... E encontrei! Estou em pleno processo de emancipação, aprendendo a voar ainda que em um corpo perene. Estudante da Cultura Racional e dos livros Universo em Desencanto desde 1995. DESENVOLVENDO O RACIOCÍNIO. Em ponto de ebulição e sublimação!! Sorrir gratuitamente é puro prazer... Salve :D
Powered By Blogger