sábado, 26 de dezembro de 2009

"A Luz - com a calma está."



"A Luz- com a calma governa.A Luz - o poder, a força, a razão para vos conduzir sob a junção fraternal, devendo ter a calma para tudo.

Não se deve falar duas, três vezes com o seu próximo uma coisa só, fala-se uma vez e acabou-se, calma- e calma. Não se deve pedir duas, três vezes uma coisa só, basta uma vez, e calma. Não se deva chamar duas, três vezes um irmão qualquer à atenção, basta uma vez e calma. Afinal, nunca deva ser repetida as palavras sobre qualquer sentido ao próximo, trazendo um desvio da calma, fora do leme superior. Imperando com a calma, está livre de todas as dores. Calma para falar, calma para tudo."

"... não é preciso falar muito, a força conduz, a luz esclarece, e o dever inclina a afluente do precioso líquido ao necessitado que quer cumprir para vencer, que quer cumprir para saber, que quer cumprir para enxergar, que quer cumprir para investigar, encontrando depois a calma no fundo dos fundos para valer-se melhor em tudo por tudo, sob a jornada libertadora do Avante de todas as Fontes encantadas, assegredadas, que aí estão presentemente."

"Devam ter a calma para erguer sobre tudo; calma para responder. Antes passar como bobo DO QUE OFENDER; antes passar como impostor DO QUE OFENDER; antes passar como hipócrita DO QUE OFENDER; antes passar como sujo DO QUE OFENDER; antes passar como criminoso DO QUE OFENDER."

"A Justiça é implacável..."
"... e não deva se ligar ao fraco..."

O UNIVERSO EM DESENCANTO - OBRAS PRIMAS DE FRANCISCO DE ASSIS - 4º ESCRITURAÇÃO PÁG. 277


Gostou?

Clique aqui para baixar a versão GRATUITA do livro Universo em Desencanto.

E aqui para pedir a versão impressa.

sábado, 19 de dezembro de 2009

O dever de fazer propaganda desse conhecimento - solidariedade



Bom dia e boa sorte a todos!

Recentemente, uma querida amiga e cliente participante da Seicho No Ie me emprestou um livro chamado "O Livro dos jovens" de Masaharu Taniguchi. Muito sábio e proveitoso, acabei de ler um capítulo que me remeteu ao capítulo "O dever de fazer propaganda desse conhecimento" presente nos 21 livros da obra Universo em Desencanto e o seu significado.

Queridos, boa leitura e até o próximo post.

Namaste! Salve,salve !


---------------------------------------------------------


As duas "rodas" da vidas


Cristo disse: "Sede prudente como as serpentes e simples como as pombas". Aquele que é bondoso mas não possui sabedoria, torna-se uma pessoa muito vulnerável, e o seu amor será "pisoteado" por pessoas insensíveis, ou então será "bloqueado" e não poderá fluir plenamente. Sabedoria e Amor são como dois irmãos inseparávies, e ambos são igualmente valiosos. Porém, aqueles que leram o "Semei no Jisso" devem ter notado que esse livro nos ensina, em primeiro lugar, a importância da Sabedoria.

O livro "Seimei no Jisso" já curou muitas doenças, e isto se deve ao fato de que ele abre os "olhos da Sabedoria" e apagam-se as ilusões, as doenças "desaparecem" por si mesmas. A palavra "Sabedoria", nesse caso, não significa apenas inteligência e conhecimento dos homens. Significa também todas as demais virtudes, como o Amor, a Misericórdia, etc. Segundo o Budismo, a virtude da Misericórdia não consiste apenas em sermos piedosos, mas em proporcionarmos aos nossos semelhantes a "Sabedoria do Buda". É dito que o maior ato de misericórdia consiste em proporcionar ao próximo a Sabedoria que elimina todos os temores. Quando a Sabedoria desfaz as ilusões que cobrem a Vida, esta começa a se manifestar. Manifestando-se a Vida, todas as coisas boas e necessárias fazem-se presentes. Por isso, a Sabedoria é a maior dádiva que se pode dar ao próximo. Ao contrário disso, a ignorância constitui a maior causa da desgraça. No livro "Seimei no Jisso", existe um trecho que fala de um diálogo entre Sakyamuni e um de seus discípulos. Esse discípulo perguntou a Sakyamuni o seguinte:

_ Mestre, qual é mais grave: o pecado cometido conscientemente ou o pecado cometido inconscientemente ?

Sakyamuni respondeu:

_ O pecado cometido inconscientemente é mais grave.

Notando a perplexidade do discípulo, ele resolveu explicar através de um exemplo e perguntou-lhe:

_ Quando é que uma pessoa se fere mais gravemente: quando ela toca num ferro em brasa sem saber que está quente, ou quando toca nele sabendo que está quente ?

O discípulo respondeu:

_ Ela se fere mais gravemente quando o toca sem saber que está quente.

_ Pois é - disse o Mestre. _ O mesmo acontece em relação aos pecados. Aquele que comete pecados sem saber as suas consequencias, fere-se muito mais. A ignorância é a maior causa das infelicidades desta vida.

Assim como um homem que se queima gravemente tocando num metal quente sem o saber, nós também podemos estar cometendo, sem saber, atos que causem a "morte" de milhares de pessoas. Mesmo um bandido impiedoso não chega a matar conscientemente centenas de pessoas, mas a ignorância pode levar à morte milhões de pessoas. Quando pensamos quão grande é o número de pessoas que foram mortas por causa da ignorância desde os primórdios da história da humanidade, não podemos deixar de nos empenhar ao máximo no sentido de propagar os ensinamentos que falam sobre a Sabedoria. Caros leitores, colaborem conosco. Colaborar é um ato de amor. E o maior ato de amor é transmitir a Sabedoria.



"O Livro dos jovens", Masaharu Taniguchi, páginas 220 a 222.




Gostou?

Clique aqui para baixar a versão GRATUITA do livro Universo em Desencanto.

E aqui para pedir a versão impressa.

Quem sou eu

Minha foto
Curiosa, desde pequena sempre quis saber quem sou de verdade. O fim do arco-íris no fundo de meus olhos... E encontrei! Estou em pleno processo de emancipação, aprendendo a voar ainda que em um corpo perene. Estudante da Cultura Racional e dos livros Universo em Desencanto desde 1995. DESENVOLVENDO O RACIOCÍNIO. Em ponto de ebulição e sublimação!! Sorrir gratuitamente é puro prazer... Salve :D
Powered By Blogger